20.8.05

Batatas Fritas


A verdadeira Batata frita belga

Preparação : ? m
Para ? pessoas.
Barato
Fácil mas com algumas “manobras”

Lista das compras:

Batatas "bintjes" (farinhentas), médias ou grandes – q.b.
Óleo de fritar (preferência óleo de amendoim) – ¾ da fritadeira

Preparação:

Descasque as batatas, corte-as em fatias de 8 a 10 mm de espessura, que se cortam depois em pauzinhos de secção quadrada.

Mergulhe-as em água fria, lavando-as bem, para retirar o excesso de amido. Depois seque-as bem numa toalha de cozinha. Estão agora prontas para serem mergulhadas no óleo pela 1ª vez!
A melhor maneira de fritá-las é numa fritadeira com cesto interior: não meta muitas de cada vez para que fritem bem.
O óleo deve estar bem quente (160, 170°C) ANTES de as mergulhar (experimentar primeiro com uma só e logo que esteja a “cantar”, fazendo bolinhas, a temperatura estará boa). Logo que comecem a subir à superfície do óleo as primeiras batatas, deixe mais um minuto, retirá-las e deixar escorrer.

Entretanto, deixar a temperatura do óleo voltar a subir a 180 - 190 °C. Depois de 2 ou 3 minutos a escorrer, voltar a metê-las no óleo.Este segundo mergulho servirá para alourar as batatas, visto que já foram cozidas no primeiro.
Logo que estejam douradinhas, retiram-se e salpicam-se com sal fino.
Para uma família, o melhor é dar a 1ª fritura a todas e deixá-las de lado; fazer a 2ª depois, nas doses necessárias.

Et avec ça ?

As frites servem-se praticamente com tudo... e os belgas adoram molhá-las nos molhos dos pratos que acompanham ou em maionese, mostarda, etc...

2 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Sara disse...

Ela realmente é uma receita vale a pena tentar, desde que você é capaz de cozinhar. Eu honestamente nunca cozinhar muito bem e é por isso que eu sempre acabo pedindo mais ricos deliverys. costumam chamar kosushi