16.12.06

Coquilles, cougnous ou cougnolles de Noël


Preparação :

(Para 500 g de petits cougnous)
+ ou - 3h
Barata
Morosa e trabalhosa,
como qualquer receita de biscoitos ou pãezinhos


Lista de compras :

20cl de leite
35g de fermento de padeiro
500 g de farinha
1 saqueta de açúcar baunilhado
60g de açúcar
4 ovos + 1 gema para decorar
100g de manteiga amolecida
100g de passas
uma pitada de sal

Preparação :

Ferva o leite e deixe-o amornar. Desfaça nele o fermento de padeiro. Deixe arrefecer. Esta mistura vai começar a crescer. Numa tigela, com as mãos, misture a farinha, o açúcar, o açúcar baunilhado e o sal. Junte a manteiga amolecida e misture. Junte os ovos e bata bem. Incorpore então a mistura leite/fermento e bata até que a massa não se cole às mãos. Junte as passas.

Cubra a massa com um pano húmido e deixe-a repousar à temperatura ambiente cerca de uma hora. A massa vai crescer.

Trabalhe a massa sobre o mesão salpicado de farinha para formar os cougnous : tradicionalmente, bonequinhos que representam o Menino Jesus de fralda (mas é claro que pode dar-lhes formatos à sua escolha).

Forre o tabuleiro com margarina e papel vegetal e sobre ele os biscoitos. Deixe repousar no mínimo uma meia hora para que cresçam.

Pré-aqueça o forno a 200°C. Bata a gema e pincele com ela os cougnous.

Leve ao forno entre 30 e 40m, consoante a espessura dos cougnous. Estão prontos quando lhes meter um palito ao centro e ele saia seco.

Deixe arrefecer antes de provar! Pode barrá-los com manteiga, foie-gras, doce, ou passá-los por chocolate derretido (preferido pelas crianças!).

Et avec ça ?

Café quentinho em caneca personalizada, saído da grande garrafa-termos sempre pronta a ser servida nas casas belgas. Ou chocolate quente e espesso...