Preparação :
(Para
+ ou - 3h
Morosa e trabalhosa,
como qualquer receita de biscoitos ou pãezinhos
Lista de compras :
20cl de leite
35g de fermento de padeiro
500 g de farinha
1 saqueta de açúcar baunilhado
60g de açúcar
4 ovos + 1 gema para decorar
100g de manteiga amolecida
100g de passas
uma pitada de sal
Preparação :
Ferva o leite e deixe-o amornar. Desfaça nele o fermento de padeiro. Deixe arrefecer. Esta mistura vai começar a crescer. Numa tigela, com as mãos, misture a farinha, o açúcar, o açúcar baunilhado e o sal. Junte a manteiga amolecida e misture. Junte os ovos e bata bem. Incorpore então a mistura leite/fermento e bata até que a massa não se cole às mãos. Junte as passas.
Cubra a massa com um pano húmido e deixe-a repousar à temperatura ambiente cerca de uma hora. A massa vai crescer.
Trabalhe a massa sobre o mesão salpicado de farinha para formar os cougnous : tradicionalmente, bonequinhos que representam o Menino Jesus de fralda (mas é claro que pode dar-lhes formatos à sua escolha).
Forre o tabuleiro com margarina e papel vegetal e sobre ele os biscoitos. Deixe repousar no mínimo uma meia hora para que cresçam.
Pré-aqueça o forno a
Leve ao forno entre 30 e 40m, consoante a espessura dos cougnous. Estão prontos quando lhes meter um palito ao centro e ele saia seco.
Deixe arrefecer antes de provar! Pode barrá-los com manteiga, foie-gras, doce, ou passá-los por chocolate derretido (preferido pelas crianças!).
Et avec ça ?
11 comentários:
Parece-me não ser difícil de fazer.Os meus filhos gostam de tudo do género de croissants,scones etc. Creio não ser muito diferente destas preferências deles.Depois digo o resultado.
BJS
boas festas
Eu vou experimentá-la ainda só amanhã ou depois. O Mich anda cheio de saudades disto... Depois tb conto como ficou. bjks
Acerca das tais tartes de frutas: a minha filha gosta com amoras. no verão passado apanhou algumas .Então resolvi inventar uma tarte com elas fiz assim:
Uma massa para forrar a tarteira com bolacha maria torrada -reduzida a pó- na 1.2.3 e manteiga amolecida.Deixei no congelador uma hora a endurecer.
dEPOIS fiz um creme com leite condensado,um pouco de leite normal E 2 gemas de ovos.misturei tudo muito bem e levei ao lume,mexendo sempre,para engrossar.Pus por cima da bolacha e levei ao frigorifico.
Entretanto fiz um doce com as amoras.Umas deixei inteiras e esborrachei algumas com um garfo. Depois de frio deixei-o no frigorífico um bocado de modo a ficar bem fresquinho.
Por fim vai de bater um pacote de natas com um pouco de açucar, em chantily bem espesso.
Então coloquei uma fina camada do doce sobre o creme de leite condensado.Por fim uma camada de chantily e por cima mais um pouco de doce.
Deixei no frigorifico até servir.
Não estava muito mau.
Mas....altamente calórico!!
natas/leite condensado/doce...que desastre!!
Com estes ingredientes farias mais ou menos assim, ou inventando farias de outra maneira??
Eu gosto muito de inventar e não me tenho dado muito mal com as invenções de ultima hora.
Passei aqui num rápido e não quero deixar-te mais tempo sem resposta, mas estou cheia de pressa... Nesta época os dias deviam ter 48h!!! Acho a tua invenção divinal e não lhe alteraria nadinha! Tivesse eu amoras e tentava fazê-la! Pedi à minha cunhada receitas de tartes de fruta mas até agora, rien como resposta! Logo que ela mande, posto, ok?!
Bjks e + Boas Festas pra ti!
Ok.Agradeço.
Bom Ano
HI......
Mas que grandes férias!
Já não volta ao nosso convívio?
beijinhos
Logo que possa, logo que possa... Bjs :)
Obrigada!:)
Que bom!!
Bom Carnaval
Enviar um comentário