24.11.06

Saint Honoré


Preparação : + - 1h30m
Para 6 pessoas
Carote
Difícil - Duas massas diferentes, um creme pasteleiro e mais manobras... Enfim! nunca experimentei nem me parece que venha a meter-me um dia nessa empreitada. Mas devia esta receita a alguém .... e sei que o Mich adora!


Lista das compras:

natas para chantilly q.b.
chocolate preto derretido q.b.


Para a massa de choux:

1/6 de litro de água
1/6 de litro de leite
55 g de manteiga
1/2 colher de café de sal
1/2 colher de café de açúcar
70 g de farinha
2 ou 3 ovos (depende do tamanho)


Para a massa brisée:

250 g de farinha
125 g de manteiga
1 colher e meia de óleo
20 g de açúcar
1 pitada de sal
1 copo pequeno de água


Para o creme pasteleiro:

50 cl de leite
125 g de açúcar de pasteleiro
1 vagem de baunilha
6 gemas
25 g de farinha
25 g de Maizena
30 g de manteiga


Preparação:

Comece por fazer a massa de choux:

Ferver a água com o sal e a manteiga. Tire do fogo e junte a farinha. Misture e leve de novo rapidamente ao fogo. Incorpore com uma colher de pau os ovos um a um depois de ligeiramente arrefecido. Utilize a massa logo a seguir, rapidamente.
Se cozer no forno, o que é mais frequente, comence por humedecer a forma na qual fará cozer a massa. isso fará com que os choux não se peguem à forma e que o seu fundo esteja molinho ao sair do forno.
Para lhes dar uma forma o mais regular possível, utilize de preferência um saco de pasteleiro com um bico liso de cerca de 1,5 cm de diametro. mantenha-a vertical ao plano de trabalho e esprema firmemente para formar o motivo desejado. Não deixe ficar nenhuma ponta porque irá queimar...

No forno
.
É a mais frequente. Para obter choux gordinhos e leves, deixe-os no forno 10 m a uma temperatura relativamente elevada (220°); depois reduza a temperatura para 170°C, para que acabem de cozer sem escurecer demasiado nem secar. Para ver se já está cozido, retire do forno, descole da forma com uma espátula metálica, dê um toquezito no fundo; se estiver firme, é sinal de que está pronto. Retire tudo do forno e faça imediatamente um pequeno corte sobre um dos lados do choux para permitir ao vapor escapar-se. Coloque os choux sobre uma grelha e deixe-os esfriar completamente. Se ainda houver lá dentro alguma massa não cozida retire-a, pela incisãode lado, com uma colherinha.

Fritando
.
Aqueça o óleo para a fritura a 170-180°C. Com a ajuda de 2 colheres, retire uma bolinha de massa equivalente a 1 colher de café e deixe fritar. Não deite nunca mais de 4 ou 5 bolinhas ao mesmo tempo porque crescem muito. Não precisa de virá-los; se a temperatura estiver correcta as bolinhas voltam-se sozinhas (tipo Sonhos). Quando estiverem grandes e douradinhas (cerca de 6 a 8 m) escorra-as sobre papel absorvente.


Prepare agora a
massa brisée:

Numa taça ou bancada, dispor a farinha e fazeruma cova ao meio..
deitar-lhe o sal, o açúcar, a manteiga amolecida e óleo. Misturar um pouco tudo com as pontas dos dedos de forma a obter uma massa grosseira.
Juntar primeiro metade da água, e ir incorporando pouco a pouco o resto. Parar logo que a farinha tenha sido absorvida. Não trabalhar demasiado a massa para que não chegue a massa areada. Quando já não se colar aos dedos, formar com ela uma bola e cobrir o recipiente com um pano. repousa 1 ou 2h em lugar fresco.
Laisser reposer si possible une ou deux heures au frais. Mas também poderá utilizar a massa imediatamente.
Espalhe a massa num círculo de 28 cm de diametro, pique a massa com um garfo e deixe cozer cerca de 20 m temperatura de 210°C.


Para o creme pasteleiro:

Numa taça, deite as 100 g de açúcar de pasteleiro sobre as gemas e bata até ficar esbranquiçado. Peneire juntas a farinha e a Maïzena e misture.
Aqueça o leite com as 25 g de açúcar de pasteleiro e a vagem de baunilha fendida. Quando estiver bem quente,deitar uma parte da preparação precedente, depois de ter retirado a vagem de baunilha. Misture e bata bem, para não deixar grumos.
Sem deixar de bater, coza o creme até cerca de 1 m após a ebulição.
Retire do fogo e junte a manteiga aos bocadinhos.
Misture até que ela derreta toda.
............................................................................................................

Deixe arrefecer o creme pasteleiro e, com a ajuda de um saco de pasteleiro, recheie com ele os choux. Coloque a base de massa brisée num prato. Confectione um caramelo louro com 250 g de açúcar e 10 cl de água.
Mergulhe rapidamente os fundos dos choux no caramelo e disponha-os em corôa sobre a massa brisée. Bata as natas em chantilly, junte o açúcar refinado e guarneça o centro do bolo com um bico canelado.
Decore com amêndoas em lamêlas tostadinhas rapidamente no forno.
Também pode cobrir os choux com chocolate preto, previamente dissolvido.
Conserve o Saint-Honoré no frigorífico e consuma rapidamente.


Et avec ça:

Tudo o que lhe pareça ir bem com estes doces sabores misturados. Um chá?!
(Não
un chat.... :):) )

5 comentários:

turbolenta disse...

Isto é "muita areia para a minha camioneta".Parece-me demasiado complicado para a minha pouca paciência.E se ao menos os resultados fossem garantidos...parece-me que nesta não me aventuro...
Por acaso não há por aí conhecimento de uma receita das tartes de frutas que se comem muito em França(frutos silvestres- peras com chocolate) e que tal...o ex-libris das tartes: a tarte tatin??
Espero ansiosamente...
Já pesquisei na net mas não achei nada que me satisfizesse o apetite.(das 2 primeiras) .igual só lá!!(tartes julie, por exemplo) que chatice!!

Uxka disse...

nhamy, nhamy, nhaaaamy, qué, qué, qué, dádá!

DF disse...

Pois, completamente de acordo...


...mas se esta outra menina aqui se resolver um dia a experimentá-la....
(Olha, o Mich disse "ce n'est pas si compliqué que ça....)...:):):) Acho que vou "convidá-lo" a fazê-la pra nós!

DF disse...

Turbolenta, logo que possa vejo isso das tartes... (mas como detesto tartes de fruta... o entusiasmo é pouco,já vês!...)

turbolenta disse...

Como o Natal se aproxima a passos largos,passei para desejar Boas Festas
Que o Novo Ano traga nuita saúd-Paz e Amor
BJS