31.3.07
La potée au chou vert frisé
Preparação:
umas 2h e tal…
Para 4 pessoas.
Barato
Fácil
Lista das compras:
1 couve frisada (vert e frisé)
cerca de 8 batatas (farinhentas)
2 cebolas
2 nabos
1 caldo de carne (feito como indicado)
2 folhas de louro
sal, pimenta
3 c. sopa de azeite
2 tiras grossas de bacon (cortadas ao meio)
des saucisses e/ou costeletas de porco (magras)
Preparação:
Lavar a couve, cortá-la em 8, deitando fora os talos muito grossos e cortá-la em tiras finas. Levar a ferver a água com sal numa panela grande; ao ferver, deitar porções da couve e deixar cerca de 4 minutos, para a clarear. Será necessário fazê-lo por várias vezes até tê-la toda pronta. Deixar as porções de couve à espera num escorredor, pressionando para que toda a água escorra.
Entretanto, pôr as tiras de bacon numa frigideira com 1 c. sopa de azeite e deixá-las alourar. Depois, reservar.
Com 2 c. sopa de azeite, alourar as cebolas às rodelas finas. Quando estiverem transparentes, juntar o bacon, o louro, a couve bem escorrida, as batatas e os nabos aos bocados; misturar, dispôr a carne escolhida, cobrir com o caldo de carne (reservando algum) e voltar a misturar, indo bem ao fundo.
Quinze minutos depois, verificar os temperos. Deixar cozinhar em lume baixinho (mijoter) ainda pelo menos mais 1h ½, mexendo regularmente (e adicionando algum caldo quando necessário). Quanto mais tempo coze, melhor fica; o resultado desejado é que as batatas estejam bem desfeitas e que já não haja mais líquido de cozedura à superfície.
Et avec ça ?
Como isto dá assim uma espécie de prato de carne “assopalhado” (!!!), não acompanha com mais nada. É bom fazer no Inverno, em dias frios. Tem de ter tempo para estar de atalaia ao cozinhado, ou corre o risco de deixar queimar. (Il faut patienter, Mich...)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário