7.4.07

Bolo de queijos, carnes frias e azeitonas


(Adapatação desta . Obrigada, Elvira.)




Preparação
:
1h

Para 4/6 pessoas.
Barato
Fácil








Lista das compras:

- 300 g de farinha para bolos com fermento*
- 1 naco de paio de 100 g
- 1 naco de presunto de 100 g
- 1 naco de fiambre de 100g
- 1/2 chouriço de carne
- 100 g de queijos diversos aos cubos (para saladas)

- 2 dl de leite - 1 dl de azeite
- 4 ovos
- 10 azeitonas pretas descaroçadas
- 1 raminho de salsa
- sal; pimenta q.b.
- azeite e farinha q.b. para a forma

* ou 300 g de farinha de trigo + 1 colher (sopa) de fermento em pó

Preparação:


Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar uma forma com azeite e polvilhar com farinha. Reservar.
Picar grosseiramente as azeitonas. Remover a pele do chouriço e cortá-lo em cubinhos, assim como o resto das carnes frias.
Bater muito bem a farinha com o sal e a pimenta, o azeite, o leite e os ovos, até a massa ficar lisa e homogénea.
Juntar as azeitonas, o queijo e a salsa previamente picada. Envolver. Adicionar as carnes frias. Misturar delicadamente.
Transferir o preparado para a forma. Levar a cozer no forno, a 180ºC, por aproximadamente 40-45 minutos. Verificar a cozedura com o auxílio de uma lâmina ou de um palito. Deixar amornar e desenformar de lado (para o bolo conservar a sua forma) sobre uma grelha.
Servir às fatias depois de frio.



Et avec ça ?


Se for feito para a hora dos aperitivos (amuse-gueule, diz o Mich :)), acompanha com as bebidas que estejam a ser servidas. Para o Mich sai logo uma cervejola, isso é certo e sabido...

Nota: Andava para experimentar a magnífica Bola de Carne da Turbolenta... Mas a coragem para arregaçar as mangas e bater a massa não chegou e assim procurei febrilmente uma outra coisa que substituísse a dita. Testei ontem, eles gostaram, portanto repeti-a hoje, e está ali guardada para servir amanhã no almoço de família. Todos o preferimos frio, morno torna-se um pouco enjoativo.

6 comentários:

Elvira disse...

Fico feliz por terem gostado! :-)

DF disse...

:) E nós agradecidos pela ideia...:)

Uxka disse...

Eu fiquei, eu fiquei, nham nham!

DF disse...

...pois ficaste, sabia...:)

turbolenta disse...

Olá Diefe
Então?? que se passa que não há receitas para ninguém. Eu também tenho andado a postar pouco...´pouco mas bom....
Não tem nada para mim das tais tartes de frutas?
Aguardo
Obrigada
bjs

DF disse...

Pois é, isto em tempo de aulas anda sempre mais parado que outra coisa... Muito trabalho! Mas podes sempre ir sabendo de mim lá na Zona D, se te apetecer... As tartes... a minha cunhada belga nunca mais se lembrou disso, nem eu de lhe lembrar, confesso... Garanto que nas férias vou cumprir o prometido, mas até lá... NÃO HÁ MESMO TEMPO! Bjks :)