16.12.06

Coquilles, cougnous ou cougnolles de Noël


Preparação :

(Para 500 g de petits cougnous)
+ ou - 3h
Barata
Morosa e trabalhosa,
como qualquer receita de biscoitos ou pãezinhos


Lista de compras :

20cl de leite
35g de fermento de padeiro
500 g de farinha
1 saqueta de açúcar baunilhado
60g de açúcar
4 ovos + 1 gema para decorar
100g de manteiga amolecida
100g de passas
uma pitada de sal

Preparação :

Ferva o leite e deixe-o amornar. Desfaça nele o fermento de padeiro. Deixe arrefecer. Esta mistura vai começar a crescer. Numa tigela, com as mãos, misture a farinha, o açúcar, o açúcar baunilhado e o sal. Junte a manteiga amolecida e misture. Junte os ovos e bata bem. Incorpore então a mistura leite/fermento e bata até que a massa não se cole às mãos. Junte as passas.

Cubra a massa com um pano húmido e deixe-a repousar à temperatura ambiente cerca de uma hora. A massa vai crescer.

Trabalhe a massa sobre o mesão salpicado de farinha para formar os cougnous : tradicionalmente, bonequinhos que representam o Menino Jesus de fralda (mas é claro que pode dar-lhes formatos à sua escolha).

Forre o tabuleiro com margarina e papel vegetal e sobre ele os biscoitos. Deixe repousar no mínimo uma meia hora para que cresçam.

Pré-aqueça o forno a 200°C. Bata a gema e pincele com ela os cougnous.

Leve ao forno entre 30 e 40m, consoante a espessura dos cougnous. Estão prontos quando lhes meter um palito ao centro e ele saia seco.

Deixe arrefecer antes de provar! Pode barrá-los com manteiga, foie-gras, doce, ou passá-los por chocolate derretido (preferido pelas crianças!).

Et avec ça ?

Café quentinho em caneca personalizada, saído da grande garrafa-termos sempre pronta a ser servida nas casas belgas. Ou chocolate quente e espesso...

11 comentários:

turbolenta disse...

Parece-me não ser difícil de fazer.Os meus filhos gostam de tudo do género de croissants,scones etc. Creio não ser muito diferente destas preferências deles.Depois digo o resultado.
BJS
boas festas

DF disse...

Eu vou experimentá-la ainda só amanhã ou depois. O Mich anda cheio de saudades disto... Depois tb conto como ficou. bjks

turbolenta disse...

Acerca das tais tartes de frutas: a minha filha gosta com amoras. no verão passado apanhou algumas .Então resolvi inventar uma tarte com elas fiz assim:
Uma massa para forrar a tarteira com bolacha maria torrada -reduzida a pó- na 1.2.3 e manteiga amolecida.Deixei no congelador uma hora a endurecer.
dEPOIS fiz um creme com leite condensado,um pouco de leite normal E 2 gemas de ovos.misturei tudo muito bem e levei ao lume,mexendo sempre,para engrossar.Pus por cima da bolacha e levei ao frigorifico.
Entretanto fiz um doce com as amoras.Umas deixei inteiras e esborrachei algumas com um garfo. Depois de frio deixei-o no frigorífico um bocado de modo a ficar bem fresquinho.
Por fim vai de bater um pacote de natas com um pouco de açucar, em chantily bem espesso.
Então coloquei uma fina camada do doce sobre o creme de leite condensado.Por fim uma camada de chantily e por cima mais um pouco de doce.
Deixei no frigorifico até servir.
Não estava muito mau.
Mas....altamente calórico!!
natas/leite condensado/doce...que desastre!!

Com estes ingredientes farias mais ou menos assim, ou inventando farias de outra maneira??
Eu gosto muito de inventar e não me tenho dado muito mal com as invenções de ultima hora.

DF disse...

Passei aqui num rápido e não quero deixar-te mais tempo sem resposta, mas estou cheia de pressa... Nesta época os dias deviam ter 48h!!! Acho a tua invenção divinal e não lhe alteraria nadinha! Tivesse eu amoras e tentava fazê-la! Pedi à minha cunhada receitas de tartes de fruta mas até agora, rien como resposta! Logo que ela mande, posto, ok?!
Bjks e + Boas Festas pra ti!

turbolenta disse...

Ok.Agradeço.
Bom Ano

turbolenta disse...

HI......
Mas que grandes férias!
Já não volta ao nosso convívio?
beijinhos

DF disse...

Logo que possa, logo que possa... Bjs :)
Obrigada!:)

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
turbolenta disse...

Que bom!!
Bom Carnaval

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.