Preparação : + - 1 h
Para 4 pessoas.
Barato
Médio
Lista das compras:
3 cebolas médias
2 dentes de alho
1 folha de louro
1 embalagem de bacalhau desfiado demolhado de véspera
2 broas de milho pequenas
2 ovos
1 pacote de natas
Meio pimento
1 rectângulo de espinafres congelados
Azeite, sal, pimenta, q.b.
Preparação:
Cebola às rodelas, azeite, alho picado, louro, tudo numa frigideira funda a refogar. Logo que alourem, deitar o espinafre cortado aos bocadinhos para descongelar depressa e o pimento em cubinhos. Mexer várias vezes e adicionar então o bacalhau bem desfiado. Temperar, tapar e deixar cozinhar 10/15 minutos, até estar cozido.
Entretanto, retirar “a tampa” às broas e o respectivo miolo, com cuidado para não as deixar furadas. Bater os ovos e, separadamente, as natas.
Quando o bacalhau estiver cozido, adicionar o equivalente ao miolo de 1 broa, mais ou menos, bem esfarelado. Depois, rechear as broas com cuidado, deixando espaço em cima para a mistura de ovos e natas (agora já temperados e misturados) que deverá cobrir tudo bem.
Levar então ao forno pré-aquecido, para alourar ligeiramente. Servir cada broa no seu prato individual, com o acompanhamento que prefira.
(NOTA: Adaptei várias das receitas que por aí vi e o resultado foi este. Sobrou ainda um pouco da mistura de bacalhau que meti ao lado, num tabuleiro. Não temos cá na terra boas broas de milho, portanto tenciono refazê-la logo que tenha hipótese de fazer vir uma “broa a sério”, para conseguir um resultado 5 estrelas…J)
Et avec ça ?
Fica bem com as gostosas Batatas com coentros e açafrão – eu fiz com salsa - propostas AQUI e uma saladinha estaladiça (para além de um bom vinho branco, fresco).